quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Cuidados Com Pelos E Banho

Para que os pelos do Yorkshire fiquem bonitos e o cão, além de bonito, apresente um aspecto de limpo, de bem cuidado, devemos penteá-lo, no mínimo, 02 vezes por semana ou até diariamente, para desembaraçar os seus pelos e desfazer seus nós, empregando, de preferência, os nossos dedos. Com isso, evitamos que nele se acumulem poeiras, sujeiras diversas, piolhos e outros parasitas, etc. O que mantém o cão limpo e com aspecto saudável. Por suas características, a pelagem do Yorkshire, para se manter bonita, necessita de cuidados diários.


Depois de o cão estar escovado, devemos penteá-lo para dar brilho, a seus pelos. Isso no entanto deve ser feito em cima e por baixo, no sentido do crescimento dos pelos, esse trabalho, deve ser feito de maneira correta, e com uma escova especial, que nunca deve ser rasqueadeira, e sim uma de pinos para evitar que os pelos se quebrem, o que é muito importante, porque os belos pelos do Yorkshire são muito finos e delicados, além de formarem nós e de se quebrarem com facilidade.

Quando o animal for filhote devemos dar banhos a cada 15 dias, quando adulto uma vez por semana, (atenção: dar banho somente duas horas após ele ter se alimentado para evitar que tenha uma congestão) isto você mesmo pode fazer em casa, assim: colocar algodão no ouvido, usar água morninha e secador mais para o frio e distante do animal, para que assim não queime o pelo, nunca usar sabão de coco ele resseca o pelo, e escovar enquanto seca o animal, nunca escovar a seco, usar shampoo manipulado (Germe de trigo ou colágeno) e condicionador, colônias somente as manipuladas para cães ou as importadas, pois o ph dos animais é diferente do nosso e você pode provocar alguma alergia desnecessária.

A cada 40 dias fazer o triming exato para Yorkshire, procure sempre um profissional especializado na raça, para que não tire seu animal do padrão, ex: nunca corte canto de olho, nunca aparar pontas de pelo ou tosar a orelha inteira, nunca cortar franjinha ou bigode, lembre-se que ele é um York, um Terrier e precisa do pelo no rosto esta é sua camuflagem e não nasce por acaso, é sua proteção. Procure um lugar onde você possa ver o banho (nunca de banho em pet enquanto seu filhote não completar as três doses de V8,entenda que sem as três doses ele ainda não estará imune a viroses que permanecem no ambiente por pelo menos um ano e não existe produto que possa combate-lo, somente a vacina como prevenção), de preferência leve sua escova, seu pente, sua pasta de dentes, sua escova de dentes, sua toalha e seu shampoo e condicionador, seu ceruminolitico. Dê preferência a lugares onde você possa estar presente e que veja dar o banho em seu York, assim ele se sentirá protegido e você poderá supervisionar o certo e o errado.

6 comentários:

  1. a Lilika é escovada todo dia e toma banho uma vez por semana....e graças a deus e a esses cuidados o pelinho dela esta lindo, mais é mt importante mesmo esses cuidados...bjs mari

    ResponderExcluir
  2. Adorei a postagem,esses cuidados são realmente importantes!!!!beijos

    ResponderExcluir
  3. E aí como foi o carnaval?saudades!!]


    http://soltandooosbichos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi querida tem um selinho para você lá no meu blog dá uma olhada!!
    http://soltandooosbichos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oláaa!!!

    Passando pra desejar boa noite
    e dar um xerinho no Bono *-*

    Beijinhoos e fiquem com papai do Céu!

    Juhe Mel

    ResponderExcluir