segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Vacinação

Hoje minha mamis me levou para tomar a (Segunda Dose) da vacinação. 





Aqui algumas informações sobre vacinação...

O protocolo de vacinação para filhotes de cães sadios tenha início em 6 a 8 semanas de idade, como auxiliar na prevenção contra Cinomose, Hepatite Infecciosa Canina, Adenovírus Canino Tipo 2, Coronavírus Canino, Parainfluenza Canina, Parvovírus Canino e Leptospirose canina , sorotipos presentes na maioria das vacinas conhecidas no mercado como “V8” ou “V10”.


Sabe-se que a presença de anticorpos maternos interfere no desenvolvimento da imunidade ativa. Por isso, os filhotes de cães devem ser revacinados a cada 3 ou 4 semanas até pelo menos 12 semanas de idade. 

Cães com idade acima de 12 semanas de idade deverão receber uma dose de V8 ou V10 e uma segunda dose 3 ou 4 semanas depois. A resposta adequada à vacinação é diretamente ligada à competência imunológica de cada animal. 

Por isso antes de iniciar o esquema de vacinação em filhotes o animal deve ser avaliado pelo Veterinário, que depois de constatado estar em boa saúde, vai recomendar um exame de fezes (parasitológico), proceder ao tratamento frente ao resultado do exame e só então iniciar o protocolo de vacinação, que se estenderá pelos próximos três meses de vida do animal.



A partir da primeira dose das vacinas para cães, o animal deve retornar ao Hospital mensalmente pelos próximos 2 a 3 meses para o reforço da vacina V8 ou V10 (total de 3 doses), assim como para a vacina contra a “gripe canina” (Adenovírus Canino Tipo 2, Parainfluenza Canina e Bordetella bronchiseptica -uma dose), vacina contra giardíase (duas doses) e no último mês ( depois de 4 meses de idade) para a vacina em dose única contra a raiva.
A partir de então o animal é vacinado anualmente com uma dose de cada vacina (Uma dose de V8 ou V10, uma dose de Bordetella, uma dose de giárdia e uma dose de Anti-rábica).

Para aqueles cães que vivem em área endêmica para leptospirose ou têm contato com roedores recomendamos o reforço anual contra leptospirose intercalada depois de seis meses da vacinação anual.

Esse período de vacinação e o reforço anual podem ser determinantes na qualidade de vida do seu animal de estimação e é o principal ponto de trabalho da medicina veterinária preventiva para pequenos animais. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário